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SIACorp implanta Sistema de Análise e Gestão de Risco em Novos Produtos no Unibanco
Sempre que um Banco lança um produto ou
serviço há um risco. Se não houver uma pesquisa adequada, por exemplo, é
possível que o produto lançado tenha um homônimo no mercado. Para evitar
situações como essa, o Unibanco criou um processo para analisar o âmbito legal,
financeiro e de imagem de todo e qualquer lançamento, principalmente aqueles
voltado para o atacado.
Até o final de 2004, esse processo de análise e aprovação embasava-se
em uma troca sem fim de e-mails. Assim que uma área moldava um produto para um
cliente específico, fazia um esboço deste produto e enviava um e-mail para
cerca de 12 áreas de negócios (Marketing, Back Office, Financeiro etc.) a fim
de obter uma aprovação global. Nesta mensagem, cada um descrevia seus prós e
contras, criando uma espécie de fluxo com os envolvidos. Ao final, o vaivém de informações
transformava-se em um documento em Word e era assinado por todos os diretores.
Além de ser um processo moroso, que
dependia da transcrição para o Word, coleta de assinaturas etc, não era nada
seguro. Outro ponto que ficava a desejar era o acompanhamento do processo pelas
áreas, gerando reclamação dos usuários envolvidos.
Em novembro de 2004, o departamento de Tecnologia da Informação do
Unibanco teve uma reunião com a Microsoft, que indicou o trabalho da SiaCorp. A
parceira apresentou como solução para o processo o desenvolvimento de um formulário
utilizando o Microsoft Office InfoPath 2003, integrado ao Microsoft
SQL Server 2000 e ao Microsoft SharePoint Portal Server 2003, ferramentas que o
banco já possuía.
O InfoPath, um gerador de formulários que se conecta à base de
dados do banco, não exigiu nenhum script ou programação, agilizando o
desenvolvimento. Já o SharePoint possibilitou aos usuários buscar informações
integradas e fazer o gerenciamento eletrônicos de dados.
“Hoje, cada área interessada em criar novos produtos ou serviços
entra no sistema, inclui os dados e inicia-se um workflow de aprovação que
envolve todos os gerentes/diretores, permitindo-os acompanhar o processo, com
recursos gráficos e visuais. Um semáforo mostra o status de cada passo”,
comenta Alexandre Marinho, presidente da SIACorp.
“Com o InfoPath
conseguimos acompanhar cada fase do processo de aprovação, a partir de um ponto
central, com segurança e rapidez”, diz Isabella Pimentel, Gerente de Tecnologia do Unibanco. O Active Directory reconhece o
login de cada usuário e o autentica, assim não há possibilidade de que uma
pessoa faça alteração no lugar de outra. Também não é mais preciso imprimir documenos
nem colher assinaturas dos diretores, já que hoje elas são digitais.
Para Marinho, o
maior desafio foi o curto prazo para implantar o projeto. O obstáculo foi vencido
com a permanência de um consultor da SIACorp em tempo integral no banco num
prazo de apenas um mês após o início de seu desenvolvimento. “O sistema foi
disponibilizado nove vezes mais rápido do que em projetos semelhantes, onde
utilizamos as tecnologias anteriores afirma o executivo.
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