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SIACorp lança CreditChat, solução de IA Generativa para acelerar análise e concessão de crédito para empresas


Luís Cláudio Allan, Eduardo Mustafá, Rômulo Madureira (FirstCom)


Alimentado pelo GPT-4 e com capacidade de evoluir infinitamente, tecnologia pode reduzir tempo médio de análise e aprovação de crédito em até 90%

São Paulo, abril de 2024 - Com o objetivo de acelerar e melhorar a qualidade da análise e concessão de crédito para empresas, a SIACorp, fintech especializada em sistemas de análise e automação de crédito, gestão de risco, controle de contratos, covenants e obrigações, anuncia o lançamento do CreditChat, uma nova aplicação de IA generativa que se utiliza dos recursos de integração do GPT-4, da OpenAI.

A solução irá reduzir em 90% o tempo de análise para concessão de crédito para grandes empresas que integram o portfólio da SIACorp, que tem entre seus clientes organizações como AES, Engie, Roche, União Química, C6 Bank, Crefisa, Honda, Banco BS2, Banco Votorantim, entre outros.

A plataforma foi treinada por meio de dados e documentos armazenados na base de conhecimento do CreditFlow, solução de automação de crédito da SIACorp que já viabilizou empréstimos da ordem de R$ 500 bilhões para indústrias e empresas brasileiras. Com o lançamento do CreditChat, a expectativa é crescer 40% ao ano, nos próximos 3 anos.

Segundo Alexandre Marinho, fundador e CEO da SIACorp, o diferencial do CreditChat é a viabilização de aprovações e revisões automatizadas de limites de crédito, e análises de risco, possibilitando a avaliação simultânea de milhares de informações, dentre as quais aspectos cadastrais, informações internas e externas, índices financeiros e notícias sobre a empresa, detectando tendências e potenciais riscos.

"O CreditChat foi desenhado para efetuar análises atualizadas com base em aspectos comportamentais do cliente tanto junto ao financiador quando ao mercado, para aferir e entregar valor para a análise de gestão de risco, sendo especialmente indicado para análise de pessoas jurídicas, onde o número de variáveis envolvidos é muito grande. O sistema também pode se comunicar como um atendente humano, já que incorpora também a tecnologia Large Language Model (LLM) para a geração de respostas às consultas dos usuários", detalha Marinho.

Inteligência Artificial impulsiona mercado de crédito

Se para o mercado de crédito a inteligência artificial não é uma novidade, para a SIACorp menos ainda, já que, desde sua fundação, há 25 anos, são empregadas nos processos da companhia tecnologias de IA, como decision forests, redes bayesianas e regressão logística nos modelos de cálculo de rating e sugestão de limites na plataforma CreditFlow. O que muda com a chegada do CreditChat, explica Marinho, é a velocidade, qualidade e capacidade de processamento.

“A implementação da GenIA na avaliação de risco de crédito oferece uma gama de benefícios, como o aumento exponencial na velocidade e na eficiência da análise de grandes conjuntos de dados, minimizando o potencial de erro humano e apresentando avaliações de risco objetivas e consistentes”, apresenta.

A ferramenta também pode ser utilizada para qualificar a gestão de risco e aprimoramento de processos. “O deep learning e o processamento de linguagem natural, tecnologias disponíveis no CreditChat, qualificam a produção de relatórios de análise de crédito de forma abrangente, criativa e objetiva. O sistema permite uma gestão proativa para que os gestores de crédito tomem as medidas necessárias para mitigar os riscos”, complementa.

Diferenciais da ferramenta e impactos na operação

O CreditChat tem a capacidade de adaptação às necessidades específicas de cada modelo de negócios, incluindo a incorporação de bases de conhecimento exclusivas da empresa e normas regulatórias. A solução utiliza alta capacidade de processamento para acessar informações de diversas fontes, como, por exemplo, o cadastro do cliente, seus demonstrativos financeiros, informações de pontualidade (acessadas dinamicamente no módulo de contas a receber do Sistema de ERP ou Core Banking), restrições (acessadas em bureaus de crédito) e informações comportamentais, que são carregadas automaticamente pelos módulos do CreditFlow no ChatGPT, construindo dinamicamente os prompts submetido para geração da análise.

O cuidado com os prompts, por sua vez, é outro dos diferenciais da solução. Este tema é tão relevante para a SIACorp que seus gestores decidiram criar uma Área de Engenharia de Prompts, dedicada à criação de prompts customizados e ao estudo e elaboração das perguntas ideais (na linguagem JavaScript Object Notation e também em linguagem natural) para obter as melhores respostas possíveis com relação a temas ligados à análise de crédito. Como efeitos colaterais da implementação do CreditChat, a SIACorp prevê o deslocamento dos operadores humanos para tarefas menos operacionais e mais analíticas.

“Ao automatizar este processo, as organizações proporcionarão aos seus analistas de crédito a economia de um tempo valioso, que antes precisava ser investido na elaboração de relatórios de análise de crédito. Com maior disponibilidade, os analistas poderão se dedicar a fazer visitas a clientes e aprimorar sua capacidade de detectar padrões de inadimplência de crédito para refinamento dos modelos a fim de apresentar previsões precisas e contextualmente relevantes”, conforme explica Marinho.

O lançamento da SIACorp capta um movimento do mercado de crédito nacional, que se inclina para a tendência de especialização das fintechs de crédito exclusivamente em pessoas físicas ou jurídicas, ao invés da proposta de atender ambos os públicos. O crescimento vem sendo mais acelerado para o segmento PJ, com uma taxa anual de aproximadamente 32% entre 2021 e 2022, em comparação com 16% para PF, segundo pesquisa da PricewaterhouseCoopers Brasil.

Sobre a SIACorp

A SIACorp oferece soluções de análise e automação de crédito, gestão de risco de crédito, securitização, controle de contratos, covenants e obrigações contratuais. Oferece também consultoria e treinamento em modelagem analítica, modelagem estatística e elaboração de programas de governança de crédito, incluindo a elaboração de políticas de crédito e metodologias de análise. Fundada em 1998, a SIACorp tem em seu portfólio de clientes instituições financeiras e indústrias de setores como agronegócio, petróleo, mineração, farmacêutico, têxtil, manufatura, construção civil e alimentício.

O CEO e fundador é Alexandre Marinho, que atua há mais de 45 anos nas áreas de tecnologia da informação, automação de crédito e gestão de risco. Com passagens pela IBM e PriceWaterhouseCoopers, Marinho é formado em Engenharia Eletrônica com pós-graduação pela Universidade Politécnica de Madrid. É co-fundador da Agrometrika, que oferece uma plataforma de crédito para o agronegócio, e da Akrual, especializada em sistemas de gestão de produtos securitizados.

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