Cobrança Baseada em Risco
Utilização de Técnicas Avançadas de Gestão de Risco no Processo de Cobrança
A atividade de Cobrança é usualmente tratada como uma função puramente
operacional, eventualmente mesmo por Organizações que operam sofisticados
processos e modelos de análise de risco. Muitas vezes se parte do princípio de
que a eficiência de cobrança está associada apenas à eficácia dos profissionais
envolvidos neste processo.
A melhor forma de tornar o processo de Cobrança mais eficiente, é através da
implementação do conceito de Cobrança Baseada em Risco (Risk Based Collection –
RBC), que leva em consideração a Probabilidade de Default e a projeção da Perda
Esperada de cada operação em conjunto com as faixas de atraso, através da
criação de indicadores que integram estes conceitos.
Usualmente se prioriza o “Aging” e o montante devido no processo de cobrança. No
entanto, pode ocorrer que clientes de alto risco sejam ignorados e clientes de
baixo risco sejam priorizados inclusive pelo fato de serem mais fáceis de
cobrar.
O Conceito de Cobrança Baseada em Risco (Risk Based Collection – RBC) consiste
em calcular a Perda Esperada de cada título existente na carteira de crédito e
associar este valor ao Aging do título, criando um Score de Cobrança (Collection
Score – CS), utilizado para priorizar as ações de cobrança.
A figura abaixo apresenta a curva de distribuição das perdas de uma carteira de
crédito.
Modelagem da Probabilidade de Default
A Perda Esperada de uma Carteira de Crédito é dada pelo produto da Probabilidade
de Default (PD), Exposure at Default (EAD) e LGD (Loss Given Default). Dessa
forma, para calcular a Perda Esperada, o primeiro passo é calcular a
Probabilidade de Default. Modelagem da Probabilidade de Default A modelagem da
probabilidade de default para as empresas nas carteiras de crédito pode ser
baseada em técnicas estatísticas, o que pressupõe a hipótese da existência de um
histórico de informações sobre default de empresas.
Entre as variáveis necessárias encontram-se a data de
default (se ele ocorreu), características da empresa (data de fundação, tempo
como cliente e performance de pagamentos).
A partir da base histórica, o processo de modelagem
consiste em estimar uma equação da forma:
Probabilidade(default empresa i) = função
(características da empresa i)
A equação acima reforça a dependência da
probabilidade de default em relação às características da empresa. Um dos
principais objetivos da análise estatística nesse caso é encontrar qual a função
apropriada para relacionar as características da empresa i à sua probabilidade
de default.
Para responder a essas perguntas, o CreditFlow
Collection Manager emprega Técnicas Estatísticas avançadas como Redes Bayesianas e Regressão Logística.
Uma vez tendo estimados os modelos de regressão via
procedimentos estatísticos pode-se então utilizar tais modelos para prever
eventuais defaults na carteira de empresas.
Essa etapa é análoga ao cálculo do rating das
empresas na carteira. Ou seja, a partir da função estimada a partir da base
histórica e das características das empresas na carteira, pode-se estimar uma
probabilidade de default para todas essas empresas. Estas probabilidades podem
ser classificadas de alta (próximo a um) até baixa (próximo a zero).
A depender da faixa dessas probabilidades, podem ser
atribuídas letras, indicativas da proximidade de default: por exemplo, A pode
ser atribuído a empresas com probabilidade predita de default entre 0.0% e 0.1%;
B pode ser atribuído a empresas com probabilidade predita de default entre 0.1%
e 0.5%; e assim por diante
A partir destas informações, o Sistema gera um
Scoring de Cobrança que vem a ser a combinação entre o Aging e a Probabilidade
de Default e o Rating do Cliente.
Além disso, calcula também um indicador, o VaR
(Value at Risk) que indica o valor que encontra-se em risco em função da
probabilidade de Default do Cliente.
CreditFlow Colletcion Manager
O CreditFlow Collection Manager é uma robusta para Solução para Gestão de
Carteiras de Cobrança que propicia o aumento na recuperação de créditos, redução
sensível nos custos operacionais e maior integridade e qualidade nas
informações.
Usualmente se prioriza o “Aging” e o montante devido
no processo de cobrança. No entanto, pode ocorrer que clientes de alto risco
sejam ignorados e clientes de baixo risco sejam priorizados inclusive pelo fato
de serem mais fáceis de cobrar.
Além de calcular importantes indicadores utilizados
no processo de Cobrança, como o DSO (Days Sales Outstanding), WADL (Weighted
Average Days Late) e VAR (Valor em Risco), o CreditFlow Collection Manager gera
um Scoring de Cobrança, resultado da combinação entre o Aging, a Probabilidade
de Default e o Rating do Cliente.
Dessa forma torna-se possível direcionar os esforços
de cobrança para clientes de maior risco para a Empresa e não apenas para
aqueles que devem um maior volume há mais tempo.
O CreditFlow Collection Manager possibilita uma rápida
assimilação pela Equipe de Cobrança e sua flexibilidade facilita as mudanças
operacionais, possibilitando o atendimento às mudanças nas estratégias de
cobrança amigável ou judicial.
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